Academia ao Ar Livre em Peruíbe   1 comment

A Cidade Estância Balneária de Peruíbe oferece vários locais com equipamentos para a prática de exercícios.

Este vídeos tem o objetivo de estimular e auxiliar aqueles que querem aprender e executar da maneira correta.

São uma sequencia de vídeos para você baixar e aprender para não se machucar.

Lembrando que antes de iniciar é necessário aquecer o corpo e alongar.

A repetição é bem interessante iniciar com 3 séries de 10 com movimentos lentos e ritmados, nada brusco ou rápido.

Associado aos equipamentos teremos exercício supervisionado na praça – Aguardem!!!

Vamos começar pelo alongamento:

Alongamentos são exercícios com objetivo de manter ou aumentar a flexibilidade muscular, são exercícios fundamentais para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões. É importante ressaltar que os alongamentos são essenciais para o aquecimento e o relaxamento dos músculos, ou seja, é recomendado alongar antes e após qualquer atividade física.

O alongamento traz diversos benefícios como: reduzir as tensões musculares, relaxamento do corpo, proporcionam maior consciência corporal, deixam os movimentos mais livres e leves, previnem lesões, preparam o corpo para atividades físicas e ativam a circulação.

Para que o alongamento seja realizado de maneira adequada com objetivo de ganho de alongamento o movimento deve ser mantido de 15 e 30 segundos na mesma posição, ideal é sempre após os exercícios, pois os músculos estarão bem aquecidos.

Exercício 1 -Simulador de leg press

Este equipamento trabalha coxas e glúteo. Como ele possui um encosto para as costas, os riscos de lesões na coluna com os movimentos são menores, mas ainda assim, é preciso cuidar da postura.

Para usar corretamente o aparelho, é importante apoiar os pés bem no meio do local destinado a eles. Além disso, na hora de executar o movimento, na parte da descida (flexionando os joelhos), o joelho não pode ultrapassar a linha do dedo do pé, nem chocar com o equipamento.

Exercício 3 – Rotação de coluna.

Exercício 4 – Esqui

O Esqui trabalha basicamente coxa e glúteo, mas também permite que sejam feitos exercícios de perna e braço. Se você utilizar a adaptação de braço e colocar a força na parte superior, estará trabalhando braços e costas e não perna.  Se fizer o contrário, depositar mais força nas pernas, o efeito aparece no quadril e membros inferiores. Pode também inclinar o corpo para frente ou para trás para trabalhar com mais enfase o abdome.

Exercício 2 e 5 – Rotação vertical, diagonal e inclinada:

Esses equipamentos exercitam mais a região de braços e ombros, mas não é um exercício de força e sim de amplitude de movimento, ideal principalmente para as pessoas da terceira idade, pois pode ajudar a diminuir dores articulares. O aparelho também serve para aquecimento.
“A rotação vertical é indicada, também, para quem tem o ombro um pouco mais para frente, um ombro protuso, como nós chamamos. Dessa forma, libera-se um pouco mais a musculatura peitoral, que está encurtada, e ainda se fortalece a musculatura das costas. 

Pode ser realizado unilateralmente para frente e para trás.

 

Exercício 6 – Simulador de cavalgada

O equipamento pode trabalhar tanto a musculatura das costas e bíceps (quando se coloca mais força nos movimentos do braço), quanto o quadríceps (quando a força é feita com as pernas). Ao usar o aparelho, é necessário cuidar da postura, para que a coluna se mantenha sempre ereta.

7. Abdominal – Balanço

O aparelho trabalha basicamente a parte lateral do abdômen. Se, ao praticar o exercício, as pessoas sentirem dores no ciático ou tiverem dores nas costas é bom não fazê-lo, porque a tendência é forçar bastante a parte lateral da coluna.

Exercício 8 – Puxada alta

Exercício 9 – Peitoral

Exercício 10 – Simulador de Caminhada

Para realização de caminhadas mais enérgicas com ampla extensão das pernas. Os movimentos devem ser amplos e extensos e o faça de 05 a 10 minutos. É  excelente para as suas articulações e todo o organismo e trabalha principalmente as pernas.

 

Profa. Dra. Andréia Salvador
Fisioterapeuta, Bailarina e Instrutora de Pilates
Mestre em Reabilitação e Doutora em Reumatologia pela UNIFESP
Membro do Conselho Internacional de Dança – CID/UNESCO

6ª Virada Inclusiva   Leave a comment

VIRADA INCLUSIVA6ª Virada Inclusiva

Corpo Falante pode participar de mais uma Virada Inclusiva, com a Dança do Ventre (dança inclusão) com Aline Prado e as Obras de Artes do Projeto Mãos a Obra – Projeto de Pesquisa pela UNIFESP.

Por que realizar a VIRADA INCLUSIVA?

Porque além de celebrar o DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, 03 de dezembro; incentiva e possibilita que pessoas com e sem deficiência possam estar juntas em ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, metrô, e todos os espaços possíveis.
Idealizado e coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento é gerido pela Abaçaí Organização Social de Cultura e conta com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários, dos mais diversos setores, que realizam inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer, criando uma extensa grade de programação acessível, que começou no Estado de São Paulo e vem se ampliando em uma grande celebração internacional.
Desde 2010, a Virada Inclusiva reúne pessoas que acreditam e buscam uma sociedade para TODOS e juntas, cantam, dançam, caminham, andam de bicicletas adaptadas ou comuns, jogam, participam e assistem às inúmeras atividades oferecidas durante os dias em que acontece a Virada Inclusiva. São três dias, nos quais a sociedade pode vislumbrar e experenciar a inclusão, pré-requisito para uma sociedade sustentável.
A VIRADA INCLUSIVA cresce a cada ano, sinal de que cada vez mais pessoas estão aderindo ao movimento pela inclusão da pessoa com deficiência. Isso é fruto do trabalho de todos os nossos parceiros que acreditaram ser possível realizar atividades para TODAS as pessoas.
Chegamos à 6ª edição! De uma para outra os resultados mostram que estamos no caminho correto. Aos que já participam o nosso MUITO OBRIGADO! Aos que ainda não participam, fica aqui o nosso convite para que faça parte deste momento que representa dizer não para a exclusão e os modos variados em que ela se apresenta e um gigante SIM para a verdadeira inclusão.
Porque flicts é a cor oficial da Virada?
Flicts é o título de um dos livros mais conhecidos do escritor Ziraldo. Existe uma forte sintonia entre a obra e o espírito do evento.
No livro, Flicts era uma cor discriminada porque “não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul” até o dia em que percebeu que era, na verdade, a cor da Lua.

Pilates e Dor nos Joelhos   Leave a comment

Uma das maiores queixas de dores da população é a DOR NOS JOELHOS,sendo uma das articulações do que corpo mais sofre, por amortecer impacto do corpo e algumas vezes carrega o sobrepeso.

A dor pode ser a causa de muitos fatores como, por exemplo: desequilíbrios musculares, desvio postural, sobrepeso entre outros como a artrite, tendinite, condromalácia, ou até mesmo lesões no menisco, tendões e ligamentos.

Através da Análise Postural o profissional observa os desvios posturais e desequilíbrios musculares, conseguindo identificar o que está alongado ou encurtado, programando a aula em relação ao que deverá ser estabilizado, mobilizado e possíveis modificações de acordo com as necessidades daquela postura.

Devemos lembrar que o sedentarismo acelera o surgimento de problemas nos joelhos, por isso o motivo da indicação da atividade física e entre todas estão modalidades de baixo impacto, que por sua vez o Pilates é a indicação mais comum.

O Pilates desde a década de 20 foi se desenvolvendo cada vez mais e hoje sabemos que é saudável ao corpo exercitar-se com um alinhamento que seja o mais próximo do que chamamos de neutro possível, natural.

Com isso atingimos resultados através dos objetivos do método (melhora da postura, fortalecimentos muscular, prevenção de tensão, dor e lesões).

SUGESTÕES:

* Mantenha a prática de atividade física regularmente (prefira modalidades de baixo impacto, por exemplo, o Pilates);

* Opte por calçados e vestimenta adequados para cada tipo de modalidade;

* Evite ficar com o joelho flexionado por muito tempo;

* E para as mulheres, use sapato com salto com moderação, pois além de encurtar a musculatura da panturrilha geralmente comprometerá o equilíbrio no alinhamento neutro de seu corpo.

Fta. Dra. Andreia Salvador21

Publicado 11/24/2015 por Corpo Falante em Artigos, Sem Categoria

Exposição Frida Kahlo e Mulheres Surealistas   Leave a comment

frida

Esta semana pudemos visitar a exposição “Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México”, apresenta 20 obras da artista. A mostra traz ainda mais 80 obras de diversas artistas que tiveram alguma relação com Frida, eram suas contemporâneas ou que foram influenciadas também pelo surrealismo, como Maria Izquierdo, Remedios Varo e Leonora Carrington.

Considerada uma das maiores artistas do século 20, era comum Frida retratar a si mesma, em cores vibrantes, além de criar situações um tanto quanto surrealistas em suas telas. Durante toda a sua vida, o amor e a dor – física e emocional – estiveram em pauta, tanto pessoal quanto profissionalmente, apresentados através da arte. Frida sofreu um grave acidente ainda jovem e passou por 30 operações ao longo de sua trajetória, por esse motivo a relação da dor com a fibromialgia.

Frida Kahlo pintou apenas 143 telas em toda sua vida. Além das telas selecionadas, o visitante poderá conhecer seu pensamento plástico por meio de 13 obras sobre papel, incluindo nove desenhos, duas colagens e duas litografias. A forte presença de Frida está presente também nos retratos de Lucienne Bloch e Nickolas Muray, que integram a mostra.

Além disso, seis das obras expostas são autorretratos de Frida. Os autorretratos e retratos simbólicos são característicos entre as mulheres artistas mexicanas vinculadas ao surrealismo, que de acordo com a curadora Teresa Arqc, marcam uma ruptura entre o âmbito do público e o estritamente privado.

“Em alguns de seus autorretratos, Frida Kahlo, Maria Izquierdo e Rosa Rolanda elegeram cuidadosamente a identificação com o passado pré-hispânico e as culturas indígenas do México, utilizando ornamentos e acessórios que remetem a mulheres poderosas, como deusas ou tehuanas, apropriando-se das identidades dessas matriarcas amazonas”, disse Teresa.

Artistas europeias vinculadas ao surrealismo e algumas atraídas por essa cultura ancestral mexicana formaram uma rede de relações e influências com Kahlo e com outras artistas mexicanas e, por isso, têm obras expostas nessa mostra, como a inglesa Leonora Carrington e a francesa Alice Rahon.

Sobre a influência dessa cultura em artistas estrangeiras, Teresa disse que “a multiplicidade cultural, rica em mitos, rituais e uma diversidade de sistemas e crenças espirituais influenciaram na transformação de suas criações. A estratégia surrealista da máscara e da fantasia, que no México forma parte dos rituais cotidianos em torno da vida, a morte no âmbito do sagrado, funcionava também como um recurso para abordar o tema da identidade e de gênero”.

 

 

Desenvolvimento corpo desde a infância   Leave a comment

Você cuida do seu corpo?
Fornece informações para seu corpo?
Mantém desperto o corpo?

Então observe seu filho, sobrinho, neto ou qualquer bebê ou criança ao seu redor.

Um bebê faz descobertas no espaço, e no seu próprio corpo, cresce e o que faz com este corpo?

Um bebê saudável possui todos os requisitos motores, matrizes de movimento, para se tornar um grande atleta, um dançarino, um escritor, pintor, escultor, cantor, comunicador, cozinheiro, marceneiro etc.

Não negligencie seu olhar sobre as descobertas corporais de um bebê, perceba-o utilizando seu corpo como uma ferramenta de percepção, busca e identidade!

Quando nos exercitamos estamos estimulando nossa percepção e nosso olhar sobre o gesto humano, sentindo a essência do movimento humano.

Venha aprimorar seu olhar e suas sensações.
Profa. Andréia Salvador
Corpo Falante
Fisioterapeuta e Bailarina
Mestre em Reabilitação e Doutora em Reumatologia pela Unifesp

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Publicado 11/12/2015 por Corpo Falante em Artigos

IV Semana Científica – UNISEPE – Faculdade de Peruíbe   Leave a comment

Gostaria de deixar aqui meus Parabéns a todos que participaram da IV Semana Científica pela UNISEPE – Faculdade de Peruíbe (FPbe Unisepe), pois a produção de conhecimento faz parte da evolução da humanidade e todos temos o poder da transformação.
Parabéns alunos, professores, colaboradores e em especial meus orientandos.
Um aluno um dia me fez aquela pergunta:
Professora, por que o senhora é cientista?
Respondi não imagino ser outra coisa e considero um privilégio poder dedicar minha vida ao ensino e à pesquisa, seja ela qual for a linha de pesquisa.
Mas o que profissão, ao menos para mim, é uma oportunidade única para criarmos algo de novo, ajudando pessoas e a sociedade.
A ciência oferece a oportunidade de pensar, criar e desvendar mistérios, Einstein chamava de atração pelo desconhecido:
“A emoção mais significativa que podemos sentir é o mistério. Ela é o berço da verdadeira arte e da ciência. Quem não a conhece e não é mais capaz de se maravilhar, está mais morto do que vivo, como uma vela que se apagou”.
Einstein pôs as artes e as ciências sobre o mesmo patamar, frutos que são da criatividade humana. Para ele, nossas criações são produto desse questionamento incessante sobre quem somos e sobre o mundo à nossa volta.
A ciência abre portas para o desconhecido, para o que nos foge aos sentidos. Aquilo que não vemos ou ouvimos é tão real quanto o que percebemos.
Portanto, o mistério que nos cerca, e que tanto fascinava Einstein, estará sempre à nossa volta: não há como decifrá-lo por completo. Isso dá uma conotação única à ciência. Sendo um caminho para o conhecimento, ela nos oferece uma oportunidade de estar sempre buscando, e crescendo com a busca.
Ou seja, o sentido da vida é dar sentido à vida. Não existe, ou deve existir, um fim.
A busca pelo conhecimento científico é assim: como um alpinista, uma escalada por todos os picos que podemos encontrar. E quando conquistarmos todos eles, basta olhar para cima, e continuar nossa busca no espaço.
Profa. Dra. Andréia Salvador
Mestre em Reabilitação e Doutora em Reumatologia pela UNIFESP
Professora da Faculdade de Peruíbe

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Publicado 11/12/2015 por Corpo Falante em Congressos

Benefícios do Pilates para Idosos   Leave a comment

Para um bom funcionamento do organismo e das funções vitais no processo de envelhecimento é necessário a manutenção do corpo e da mente.

É sabido pela literatura científica que idosos, ao praticarem atividades físicas com regularidade e sob orientação médica, mostram melhor adaptação orgânica aos esforços físicos, além de maior resistência às doenças e ao estresse emocional.

O processo de envelhecimento vem acompanhado de alterações fisiológicas, tais como a progressiva atrofia muscular e fraqueza, perda de massa óssea, aumento da espessura da parede dos vasos sanguíneos, aumento do nível de gordura corporal, diminuição da coordenação motora, lentificação na realização de atividades e o risco de quedas (devido a esta associação de alguns destes fatores citados) que em sua maioria, têm seus efeitos minimizados pela aquisição de um estilo de vida ativo.

A atividade física na terceira idade não tem como objetivo o retardamento do processo do envelhecimento, mas sim a prevenção do aparecimento de complicações, interferindo positivamente no bem estar do indivíduo. Com o envelhecimento, a força muscular tende a ser diminuída, devido à redução da massa magra (músculos).

Os membros do Núcleo De Peruibe Terceira Idade não perderam tempo praticam Pilates com Profa. Andréia Salvador todas terças as 16:30h e sextas as 10:30hs.

Venham participar!
Técnica Corpo Falante

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Publicado 11/12/2015 por Corpo Falante em Artigos, Aulas